FALSA ACUSAÇÃO

De violência Doméstica

Violência doméstica pode ser entendida como: “qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial”

2 Adv Giu Violência contra Mulher, Estelionato
Adv Giu Violência contra Mulher, Estelionato

Falsa acusação é um assunto sério

É inconteste que a lei nº 11.340 de 2006, também conhecida como Lei Maria da Penha trouxe inúmeros incrementos a fim de garantir a proteção da mulher vítima de violência doméstica, e aqui é importante já frisar que sua aplicação se da em favor de pessoas que se identificam com o gênero feminino e que sofram violência em razão desse fato − conforme o parágrafo único do art. 5º da lei.
4 ICON Falsa acusação Violência Doméstica

O grande problema é que se tem notado um grande aumento de casos de falsas denúncias que levam, inclusive a prisão de pessoas inocentes, única e exclusivamente pela ocorrência de qualquer tipo de desacerto ou término na relação.

6 ICON Falsa acusação Violência Doméstica

De acordo com a psicóloga forense Glícia Barbosa de Mattos Brasil, 80% das denúncias são falsas, mencionando aqui a registros de abuso infantil em situações de acusação de alienação parental e briga pela guarda de crianças.

5 ICON Falsa acusação Violência Doméstica

Fato é que a lei que visa proteção, em mãos erradas pode causar grande impacto na vida de um acusado indevidamente, ocasionando a mácula de sua ficha criminal até mesmo uma prisão indevida.

E SE EU FOR ACUSADO INDEVIDAMENTE?

Falsas acusações poderão implicar no indiciamento da mulher pelo crime de denunciação caluniosa e a depender do caso até mesmo fraude processual, falsificação de documentos, perseguição dentre outros, levando inclusive ao dever de indenizar todos os danos materiais e morais sofridos pela vítima de tais condutas.
10 IMAGEM Violência Doméstica, Estelionato
10 IMAGEM Violência Doméstica, Estelionato

FORMAS DE
violência doméstica

2 Adv Giu Violência contra Mulher, Estelionato

MEDIDA PROTETIVA

Trata-se de uma determinação judicial com o fim de proteger a vítima situação de violência doméstica, familiar ou na relação de afeto, conforme necessidade identificada caso a caso. Tal requerimento pode ser feito já no atendimento policial ou em juízo. Assim, conforme o art. 22 da Lei Maria da Penha, o juiz ou juíza poderá determinar:

4 IMAGEM Violência Doméstica

MEDIDA PROTETIVA

4 IMAGEM Violência Doméstica

Trata-se de uma determinação judicial com o fim de proteger a vítima situação de violência doméstica, familiar ou na relação de afeto, conforme necessidade identificada caso a caso.
Tal requerimento pode ser feito já no atendimento policial ou em juízo. Assim, conforme o art. 22 da Lei Maria da Penha, o juiz ou juíza poderá determinar:

A IMPORTÂNCIA DE ESTAR ASSISTIDo POR UM ADVOGADO

3 Adv Giu Violência contra Mulher, Estelionato

Como toda legislação, a Lei Maria da penha é repleta de procedimentos específicos que devem ser observados a fim de garantir a elucidação da realidade, evitando assim uma condenação injusta.

O exercício da defesa tem maior grau de êxito quando realizado em todas as fases processuais e investigativas, cabendo ao advogado junto ao acusado traçar a melhor estratégia defensiva e diligências a serem tomadas para comprovar sua linha argumentativa.

3 Adv Giu Violência contra Mulher, Estelionato

A IMPORTÂNCIA DE ESTAR ASSISTIDO POR UM ADVOGADO

Como toda legislação, a Lei Maria da penha é repleta de procedimentos específicos que devem ser observados a fim de garantir a elucidação da realidade, evitando assim uma condenação injusta. O exercício da defesa tem maior grau de êxito quando realizado em todas as fases processuais e investigativas, cabendo ao advogado junto ao acusado traçar a melhor estratégia defensiva e diligências a serem tomadas para comprovar sua linha argumentativa.

Giu WENDLER

Formação

ATIVIDADES PROFISSIONAIS

ACOMPANHE NOSSOS VÍDEOS EM ALGUMAS ATUAÇÕES

99